Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra
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Sete tendências que podem guiar o desenvolvimento de marketing de conteúdo em 2013 (e nós próximos anos). Veja de quais você pode lançar mão.
Confira sete tendências que podem guiar o desenvolvimento de marketing de conteúdo em 2013 (e nos próximos anos). Algumas já estão em atuação, outras ainda precisam de maior adesão. Veja de quais você pode lançar mão.
O marketing de conteúdo é uma área enorme e crescente para quase todas as marcas, principalmente aquelas que estão nas mídias sociais. E isso ocorre porque essa técnica de marketing é focada em criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e conquistar um público-alvo com o objetivo de impulsionar uma ação rentável por parte usuário impactado. Ou seja, o conteúdo é a base do relacionamento com os usuários nas mídias sociais e ele é que define o interesse e coopera no sucesso da gestão dessas ferramentas.
E como é uma área muito dinâmica, as tendências vão se modificando ao longo do tempo, conforme as necessidades dos clientes. Então, o que podemos esperar para o próximo ano? Onde temos que focar nossos esforços? E como obter resultados positivos por meio do conteúdo estratégico? Pensando nisso, pesquisamos alguns pontos que diversos especialistas do meio orientam para 2013. Alguns destes fatores já são abordados há algum tempo, mas devem ser valorizados e implementados com mais força na hora de traçar as estratégias de conteúdo. São eles:
Este ponto já é falado há algum tempo, mas a convergência do marketing interativo modifica a forma como o conteúdo será implantado e usado. A ênfase do conteúdo por meio do entretenimento e recompensas está se tornando um diferencial competitivo. Entender que o conteúdo sustenta a experiência do usuário e das ações nos ambientes online é um passo decisivo para se definir no planejamento para o próximo ano das marcas que buscam engajamento com os usuários.
A expansão das redes sociais pode ser um gerador de problema para a produção de conteúdo, exatamente por ter vários canais e formatos de informação. Por isso, prestar atenção onde os consumidores estão e em suas necessidades é uma das formas de manter o público interessado. A demanda por conteúdo que envolve em quase tempo real também é de extrema importância. Compreender o contexto do consumidor e superar suas expectativas também é um fator determinante para o sucesso.
É crescente o número de acessos à internet por aplicativos mobiles, seja em smartphones ou tablets. Adaptar seus negócios para esses formatos atrai o público e direciona o consumidor para o que realmente ele precisa. O usuário mobile busca informações pertinentes a sua realidade, sem perder tempo com conteúdo desnecessário. Focar-se na relevância e usabilidade é a chave para atrair o público.
Muito se fala da importância da curadoria, mas pouco se coloca em prática. Está na hora de reverter essa situação e, além de saber exatamente os seus próprios conteúdos, incluir parceiros e até concorrentes. Uma boa curadoria de conteúdo colabora para uma boa execução de um plano editorial. Não pular etapas do processo é fundamental para obter resultados positivos.
Construir a confiança e a lealdade nem sempre é fácil. Algumas marcas optam por trabalhar um storytelling com histórias menores dentro da sua história global. É uma estratégia para apresentação de produtos e serviços pontuais dentro de um contexto maior. O importante é sempre manter todas as ações integradas e focadas em um conceito norteador que une todo o conteúdo.
Vídeos podem ser altamente virais se o conteúdo for envolvente, esclarecedor e de valor agregado para o público. Se trabalhado da forma certa, torna-se significativo para o consumidor e, como consequência, para o negócio.
Criar um conteúdo que seja altamente adaptável ajuda em uma criação mais eficiente. E isso porque o mesmo conteúdo poderá ser replicado em diversos formatos e canais, sem esforços muito grandes. Estar atento para esse gerenciamento de conteúdo e implantação é uma forte sacada para obter resultados positivos e melhor a fluxo de trabalho na produção de conteúdo.
E você, como está preparado para os interesses dos seus clientes no próximo ano? Focar em um conteúdo de qualidade não é mais uma opção, e sim uma necessidade para os seus negócios. Ter sucesso com conteúdo é compreender que o trabalho não é fácil e precisa de atenção e planejamento também com base no que é tendência, no que acontece no meio. [Dr. Conteúdo]
Referência: http://ow.ly/eJiRc | Imagem: Porvir.org/Fotolia
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Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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