O que é esse tal de Novo SEO?
Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…
Vários são os fatores que podem estar causando nas pessoas o não entendimento e até o distanciamento do que você escreve.
Jargões e termos técnicos (incluem-se estrangeirismos) devem se limitar a áreas específicas, e, mesmo em uma área em comum – marketing digital, por exemplo –, esses termos devem ser substituídos por outros universalmente usuais, ou brevemente explicados, pois a audiência é formada tanto por pessoas familiarizadas com determinado linguajar quanto por aquelas que estão começando a conhecê-lo, estão iniciando em determinada área.
A menos que você escreva para um veículo especializado, com maior apelo literário, este fator não se aplica a você. Mas se você escreve para um público extremamente diversificado e que busca informação à pronta-entrega, o melhor a fazer é usar uma linguagem mais acessível – o que não significa adotar ou se contentar com um vocabulário pobre.
Existem textos que poderiam muito bem ser cortados pela metade, enxugados, para se tornarem concisos, sem tanta embromação. Isso exige ponderação e policiamento.
O ideal é evitar que, ao fim da leitura, mesmo com o aprendizado, o leitor tenha a impressão de que o texto foi inchado para mostrar mais conteúdo. É preciso lembrar que a qualidade do conteúdo não depende do número de caracteres.
Este fator, principalmente do ponto de vista comercial, profissional e empresarial, pode representar, em primeiro lugar, a perda da credibilidade e risco à imagem.
Ninguém precisa ser exímio conhecedor de linguística e dominar todos os pormenores da nossa língua, mas ficar atento a redundâncias – “há anos atrás”, por exemplo –, acentuação e pontuação é o que se espera de uma pessoa que terminou o ensino fundamental. Não exagero quando recomendo que você compre um livro de gramática.
Mais detalhes em “A importância da revisão na comunicação on-line”.
Atentando para cada fator citado acima, no fim das contas você estará se preocupando com o principal de todos: se o leitor não entender o texto, o objetivo maior não será cumprido. Organize as ideias, preocupando-se em passar o entendimento a ele.
Em síntese:
O que talvez diferencie você – e sua empresa – dos demais seja exatamente a atenção aos detalhes.
—
Para continuar vendo o que produzimos, acompanhe-nos em @DrConteudo e no Facebook.
Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+
Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…
Provavelmente você já esteja cansado de ver por aí que…
Muitas agências programam e produzem layouts impecavelmente, mas quando o…
Pingback: 8 dicas para escrever sucintamente na internet – e fora dela | Café com Blogueiros()