Confira as cinco principais características do texto para o ambiente digital. Escreva textos objetivos, informais (mas sem tanto coloquialismo) e com boa dose de persuasão.
Webwriting não é simplesmente escrever para a internet; é formado de várias técnicas de redação (jornalística e publicitária, principalmente), levando em consideração também as características de leitura de tela, navegabilidade e interações típicas da web.
O webwriter, muito além de produzir conteúdo, é responsável (ou deveria ser) pela pauta, redação e criação, gestão, curadoria e demais processos na relação conteúdo vs receptor.
As cinco principais características do texto digital
1. Objetividade
- A leitura é diferente da que é feita no papel; o ritmo é cerca de 40% mais lento.
- Comprovadamente, em textos na internet os leitores “passam os olhos”, para então decidirem ler ou não.
- O leitor foge de grandes blocos de textos.
Tome nota:
- Coloque a ideia principal em evidência, logo no início. Use a pirâmide invertida, conforme imagem do início deste post.
- Vá direto ao assunto.
- Facilite e torne acessível a informação para o usuário.
2. Concisão
- Prefira textos breves. Porém, atente para não faltar informações.
- Para temas complexos e se for alongar muito, utilize links.
O que ensina Jakob Nielsen:
- Use negrito para frisar palavras ou trechos importantes.
- Use subtítulos – mas eles devem fazer sentido.
- Utilize listas com bullets (marcadores sequenciais).
- Lance uma ideia, um raciocínio por parágrafo.
3. Estilo e Linguagem
Misture bem o texto jornalístico e o publicitário para ser mais eficiente.
- Tom – Faça textos objetivos e informais (ou semiformais) mas com bons toques de persuasão. Simplicidade em webwriting conta muito. Porém, evite exagerar no tom coloquial
- Estilo – Narrativa em terceira pessoa. Seja direto, chame para a ação e dispense tantos detalhes e adjetivos. Evite também advérbios desnecessários, gírias e jargões e outros obstáculos de compreensão.
- Tempos verbais – Prefira utilizar tempos verbais simples – infinitivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo. Evite gerúndios, perguntas e forma negativa, principalmente em títulos e subtítulos.
- Temporalidade – Evite escrever “mês passado”, “ontem”, “amanhã”, “ano que vem” etc. Em vez disso, escreva dia mês e ano nominais ou apenas numerais – ex: 27 de dezembro de 2004 ou 27/12/2004 (inclusive ajuda em pesquisas e SEO).
4. Visibilidade e Navegabilidade
O texto é parte importante na web, mas outras partes do design devem estar bem alinhadas e formando um todo correto e agradável. Quanto melhor a integração, maior será a visibilidade do conteúdo e a eficiência na navegação.
- O usuário “escaneia” o texto procurando pontos de informação.
- O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado.
5. Interatividade
- Converse com o internauta e dê armas para ele conversar, compartilhar e interagir com os demais usuários.
- Convide para a participação. Faça enquetes, concursos, fóruns e similares.
- Utilize botões de mídias sociais e outras formas de compartilhamento.
Bons textos pra você!
Aproveite nosso conteúdo: acompanhe nossas dicas no Twitter e no Facebook.
Compartilhe este conteúdo
Quem escreve:
Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+
Pingback: Conheça expressões para construção de seu texto digital (webwriting) | Dr. Conteúdo | Produção de conteúdo, Webwriting, Revisão de Textos()