Curadoria: o sentido do conteúdo digital nas redes sociais

A cada segundo, um tsunami de informações brota nas redes sociais online. A demanda por curadoria cresce. Como lidar com isso e ser um bom profissional?

A cada segundo, um tsunami de informações brota nas redes sociais online. A demanda por curadoria cresce. Como lidar com isso e ser um bom profissional?

*Arianne Alves

A curadoria é, basicamente, o processo de coleta de informações sobre um determinado assunto relativamente ligado ao negócio do cliente que, após serem filtradas, tornam-se ideias relevantes projetadas em formato de conteúdo online.

Essa é uma área promissora que vem ganhando destaque nas agências especializadas em mídia online. Porém, não basta gostar de escrever e ser fera nas redes sociais; gestão de conteúdo é um cargo que exige atenção, foco, criatividade e agilidade, pois as informações são emitidas rapidamente nas mídias, não sendo possível acompanhar todo o fluxo e saber sobre tudo que está acontecendo. (Mas existem métodos de se manter atualizado e fazer uma boa curadoria.)

Já foi massificado, de diversas formas, sobre a necessidade de que haja planejamento para executar ações nas redes sociais, mas é sempre válido lembrar que o conteúdo também deve fazer parte desse contexto – planejar antes de executar. Não estamos falando por falar; existe um público que será impactado com a campanha e a expectativa de se obter resultados.

Como explorar a área e ser um bom curador

Nunca vai existir uma receita, pois nessa área as mudanças acontecem rapidamente, porém existem métodos que, com o passar do tempo, são adaptados conforme a necessidade.

  • Explore os infográficos, eles são de grande importância para deixar os usuários bem-informados;
  • Os vídeos, inclusive os mais específicos, que apresentam um passo a passo, geram um maior envolvimento;
  • Lembre-se que as pessoas buscam informações detalhadas – apresente projetos realizados pela empresa falando sobre o resultado que esse trabalho trouxe; os usuários, assim como potenciais clientes, gostam de exemplos e de acompanhar os pontos positivos e os frutos gerados.

Muitos curadores colhem as informações mais relevantes, no entanto não sabem como distribuí-las e acabam copiando o título da matéria. Isso não é bacana. Isso não é o mais adequado. Leia o assunto, entenda e crie um conteúdo de qualidade, potencialize a informação para que as pessoas tenham desejo em ler. As imagens também ajudam a despertar o interesse, pois as mídias sociais – e a própria natureza da web – são mais visuais.

Uma dica valiosa: Para evitar a má qualidade do conteúdo, cite a fonte. Para posts nas redes sociais, você pode mencionar a fonte ou apenas o link, porém faça questão de deixar evidente a quem pertence o conteúdo no qual você se baseou e/ou extraiu informações.

Ferramentas e especialistas

Existem algumas ferramentas que ajudam na coleta de informações; elas são importantes porque, com elas, os profissionais otimizam o tempo e filtram os assuntos de maior interesse. Algumas bem legais que sugiro são Paper.li, Redux, BagTheWeb e até o Pinterest, mais recente e na crista da onda.

Ouvir especialistas da área é sempre bom para poder sair da caixa e explorar novos ambientes, conceitos práticas e acompanhar as tendências.

A propósito, indico um artigo aqui mesmo do Dr. Conteúdo: Conteúdo online: produzir ou curar?.

Na busca por mestres que entendem do assunto, sugiro o livro ‘’Nação Curadoria’’ (Curation Nation), de Steven Rosenbaum, que, com ótimo conteúdo, trata sobre o surgimento da curadoria, ferramentas, técnicas, os curadores em ascensão e como criar uma estratégia de conteúdo. Para entender um pouco mais, assista à entrevista com Rosenbaum no vídeo abaixo.

Autora convidada:

Arianne Alves é publicitária e trabalha com mídias sociais. Apaixonada por tudo que engloba comunicação, fotografia e cinema. No Twitter, é @annelaves.

Quem escreve:
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