Conteúdo online: foco no que interessa

Em vez de ficar criando e replicando sites para o seu negócio com o mesmo conteúdo, que tal focar em apenas um ou em poucos e cuidá-lo(s) com esmero e capricho? Veja um mau exemplo.

Em vez de ficar criando e replicando sites para o seu negócio com o mesmo conteúdo, na maioria das vezes pobre ou medíocre, que tal focar em apenas um ou em poucos e cuidá-lo(s) com esmero e capricho?

Fui a um evento de comunicação digital no mês passado (outubro de 2011) e lá estive conversando com um empresário que tem alguns negócios. São dos mais diversificados, de brindes a madeiras.

Trocarmos cartões e fiquei de analisar seus sites para fazer um diagnóstico superficial, quando partiríamos para uma conversa mais efetiva a respeito de sua presença digital. Fazendo a tal análise, pude perceber que ele “mantém” vários sites para um mesmo negócio. Cada um com um layout ou template diferente, mas, na maior parte, todos muito parecidos em conteúdo, com algumas pequenas diferenças aqui e ali.

Ele me disse que um de seus sites, no ramo de madeiras, recebe em média 10 mil visitas por mês. Mas o número de clientes que lhe chegam por meio do site é ínfimo. Fui verificar e notei que o site é pobre em design, mas peca principalmente em conteúdo: as imagens são amadoríssimas, os textos não trazem informações relevantes sobre os produtos, vídeos inexistem, entre outras deficiências.

Lembro-me que, no evento, ele falava muito em SEO (otimização para buscadores), batia muito nessa tecla, falava dos concorrentes que estavam mais bem posicionados e que tinham produtos muito inferiores aos seus mas preços mais elevados.

O que dá para concluir

Nas minhas breves conclusões ao fazer a análise superficial, o empresário em questão não acordou para a boa qualidade de um website e, principalmente, para a importância de uma presença digital planejada e estruturada, cuja maior sustentação é o conteúdo que se oferece. Mirando apenas nos buscadores, ele pode conseguir bom posicionamento, mas quando as pessoas chegam ao seu website logo saem, porque as informações ali não são importantes, não são interessantes, não convergem os usuários em admiradores do negócio e em clientes.

É bem provável que se ele tiver não muitos, mas apenas um site, com informações bem criadas e organizadas, a taxa de visitação, conversão e lucros será bem melhor do que não ter foco algum.

Criar vários sites com o mesmo conteúdo (o que é condenável pelo Google), em vez de focar em um só, apenas aumentará a má percepção que as pessoas têm de seu negócio, e os resultados que ele tanto espera nunca virão.

Uma boa analogia disso é o uso das mídias sociais: não adianta criar contas em todas e não ter algo consistente em nenhuma, deixando rastros de descuido e desorganização.

Resumindo: a estratégia dele está completamente equivocada, a meu ver. [Dr. Conteúdo]

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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