Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Provavelmente você já esteja cansado de ver por aí que o conteúdo é rei. Mas será que os profissionais e empresas consideram de fato isso ao traçar sua estratégia e ao praticar a produção de conteúdo? 

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Um Leonardo da Vinci sem sua moldura continua sendo um Leonardo da Vinci. A moldura realça a beleza do quadro e completa a sensação de obra-prima. Mas uma moldura majestosa em um quadro qualquer não o torna um Leonardo da Vinci.

O conteúdo é a maior beleza de um trabalho. É interessante a valorização do belo. Buscar o melhor layout, o melhor esquema de cores, sempre deixar tudo com uma aparência “clean” e manter um padrão estético impecável; mais que válido, isso é essencial, mas não suficiente, satisfatório. A beleza de uma campanha, de ações de marketing, de uma gestão de mídias sociais, deve, obrigatoriamente, ser agregada com um bom conteúdo.

Um chef que priorize mais a beleza do prato do que o seu sabor pode perder o cliente pelo que realmente importa. Portanto, é bom ter cuidado na hora de planejar uma presença em redes/mídias sociais. A estética pode estar perfeita, mas se o conteúdo não for agradável, útil e informativo, ela se tornará inútil.

Preparando melhor as investidas

Se você trabalha em uma ótica, não precisa falar apenas dos seus óculos, ou dos seus preços. Procure envolver e persuadir com coisas que se relacionem com o produto: “personalidades” e os óculos que usam; quais os benefícios de cada tipo de óculos; fazer sessões de fotos com seus modelos; entre outras. Reblogar e selecionar conteúdo alheio para postar é bom, quebra um galho, mas não pode ser o carro-chefe da sua presença no ambiente online. É necessário que você trace um perfil da sua marca, sobre o que ela pode e vai falar, e planejar as publicações, com ilustrações, textos, infográficos e eventualmente posts de oportunidade (aproveitar-se de um acontecimento/fato “quente”). Assim, você cria uma identidade para a marca que não será confundida por aí – fica mais fácil para o leitor identificar-se e seus posts adquirem relevância nas mídias sociais.

Ofereça valor e relacionamento

Se seus posts forem óbvios e tiverem apenas uma sacadinha “genial”, até poderão gerar “likes”, mas é mais interessante que gerem diálogo. Quando a presença da sua marca gera (mais) diálogo, presume-se que o consumidor se sente, de certa forma, “atendido” por ela.

Pense bem: até que ponto vale sua marca pegar o bonde de um meme e usá-lo em um post no Facebook, no Twitter ou em outra mídia social? Agregará valor, trará benefícios para o cliente ou será só mais um boi seguindo a boiada?

Existem milhares de empresas que fazem posts engraçadinhos, legais e “interessantezinhos”, mas que nunca respondem ao cliente e/ou causam um impacto significativo. O conteúdo vai (ou deve) gerar isso; é ele que pode causar a admiração do leitor, ou seu questionamento.

E quem disse que o questionamento é ruim?

Se você preparar um conteúdo, terá um certo domínio de conhecimento sobre ele, portanto poderá responder com propriedade ao leitor/consumidor, sempre atento em tratá-lo bem e informá-lo melhor – isso também gera boa impressão da sua marca.

Mais conteúdo rico e consistente, por favor! É necessário sair do discurso e botar em prática[Dr. Conteúdo]

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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