Coca-Cola e suas cinco lições de marketing de conteúdo

Controvérsias sobre o produto Coca-Cola à parte, é inegável que a marca consegue destacar-se dos concorrentes. Vejamos como a empresa trabalha seu marketing sustentado pelo conteúdo online.

Controvérsias sobre o produto Coca-Cola à parte, é inegável que a marca consegue destacar-se dos concorrentes e ter uma quase idolatria por parte de seus fãs. Vejamos aqui como a empresa trabalha seu marketing sustentado pelo conteúdo online.

Os diferenciais das estratégias da Coca-Cola não são novidade em sua comunicação e marketing. Desde sempre, a marca busca conectar-se com o seu público de forma diferenciada, destacando-se dos concorrentes. Essa transparência e conduta são transferidas também para as redes sociais, onde busca interações significativas com seus públicos. A missão da marca não é apenas a venda dos produtos, mas também criar uma “mudança positiva e significativa no mundo”.

Com a evolução das tecnologias, dos meios de comunicação e principalmente do público-alvo da marca, a empresa está focada no conteúdo como estratégia, principalmente em tempos de mídias sociais. O conteúdo significa agora informação e substância de engajamento.

Jeff Bullas, consultor reconhecido nos Estados Unidos, escreveu um post em seu blog a respeito das lições que podemos aprender com a Coca-Cola – provavelmente baseado nos vídeos que você assistirá no fim deste post. Demos nossa contribuição em cada lição. Vamos a elas:

Lição 1) Crie conteúdo líquido

O objetivo da excelência de conteúdo é criar “ideias” contagiantes que não podem ser controladas. Esse tipo de conteúdo é chamado de conteúdo líquido. Com as possibilidades de compartilhamento das redes sociais, os conteúdos devem ser planejados e criados para serem facilmente compartilhados. Desde uma imagem, um vídeo, uma ideia até um artigo. O conteúdo deve atrair os usuários de forma que eles se identifiquem. Essa identificação é a chave para o compartilhamento.

Lição 2) Verifique as conexões do seu conteúdo

As ideias do seu conteúdo devem ser relevantes e conectadas umas nas outras. Não basta ter ideias pontuais. O trabalho nas mídias sociais deve se contínuo, ou seja, é necessário que seu conteúdo consiga se conectar com a maioria dos seus objetivos, como os objetivos do negócio, da marca e os interesses dos clientes. O conteúdo deve se conectar com a missão e valores da marca e com o público-alvo. Muitas dessas conexões e ideias são apontadas e criadas pelas pessoas, e muitas vezes são mais importantes que as criadas pela marca, que precisa levá-las em consideração e lançar mão delas.

Geralmente, para facilitar o trabalho na produção de conteúdo, é importante criar um conceito norteador do plano editorial. A partir desse norte, é possível desenvolver várias estratégias para alcançar os objetivos reais de negócios.

Lição 3) Desenvolva conversas

As mídias sociais proporcionam maior conectividade entre consumidores e marca. O conteúdo, portanto, não deve ser apenas informativo. Deve ocasionar ações e reações dos seus usuários em busca do engajamento.

Lição 4) Utilize narrativas ricas e dinâmicas (Storytelling)

A Coca-Cola foi uma das primeiras marcas a ter a percepção de que as histórias nas mídias sociais são diferentes das mídias tradicionais. Agora elas têm a interação do consumidor de informação. Entendeu o significado de que a história deve evoluir e conversar com os clientes nos diversos formatos de mídias e redes sociais. O Storytelling transferiu-se de estático e restrito para multifacetado e engajado.

Lição 5: Seja corajoso e criativo na criação de conteúdo

A Coca-Cola utiliza um padrão pra produção de conteúdo: 70% são de baixo risco, fáceis de fazer e não consomem tanto tempo; 20% dos conteúdos têm de ser inovadores, com base nos que já funcionam; 10% são ideias de alto risco. Deixando mais de lado os “white papers”, esse modelo pode colaborar para a criação de conteúdos mais visuais, corajosos e envolventes nas mídias sociais, ou seja, mais multimídia e interativos.

Conclusão

Essas lições demonstram que a marca está evoluindo de acordo com a tecnologia e com os desejos dos consumidores, que não aceitam mais tão bem a comunicação interruptiva, os comerciais de 30 segundos na TV, e que agora querem fazer parte e contribuir para os rumos da marca e dos produtos, que querem interagir – e acabam sendo um grande ativo para a criação de conteúdo. Assim, muitas empresas, entre elas a Coca-Cola, já direcionam muito mais seus esforços e recursos para mídias sociais e para a internet como um todo, em detrimento da comunicação em meios tradicionais.

O futuro de uma boa produção de conteúdo é entender a relevância, o contexto e os diferentes tipos e formatos de informação, para a conquista de engajamento necessário entre consumidores e marca.

Nunca foi tão importante estimular conversações, agir e interagir. Hoje é fundamental atrair os consumidores, deixando que eles façam parte do trabalho de propagação da marca.

E você, o que tem feito para criar histórias e conteúdo líquido, linkado e multifacetado? [Dr. Conteúdo]

Agora é a sua vez. O que você achou deste conteúdo? O que pensa sobre os pontos abordados? Deixe-nos um comentário abaixo e repasse este conteúdo para suas redes sociais. Aproveite para nos adicionar no Twitter e no Facebook e ficar sabendo em primeira mão de outros conteúdos do seu interesse.

Quem escreve:
CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • Tathiana

    Gostaria de receber suas comunicações.
    Abraços

Type your search keyword, and press enter to search