As mídias sociais ajudam a dar rosto a uma empresa

Sua empresa conversa e interage com os clientes de forma robotizada? Quem está por trás das conversações e ações? Mostre, aproxime, dê personalidade. Confira!

Sua empresa conversa e interage com os clientes de forma robotizada? Quem está por trás das conversações e ações? Mostre, aproxime, dê personalidade!

É inegável que a comunicação de massa, a unilateral perdeu bastante espaço na vida das pessoas com o boom das novas mídias, com a comunicação “muitos para muitos”.

Nesse contexto, as mídias sociais podem representar uma potente arma de construção de relacionamentos, de construção de marca. Porém, essas mídias podem representar grande risco à reputação e aos negócios da empresa, também.

Uma maneira de se construir boa reputação digital – e até prevenir crises – é estar assiduamente nas mídias sociais que trazem relevância para o negócio, produzindo e compartilhando informações e também demonstrando expertise de seus profissionais para potenciais clientes empresarias (B2B) e pessoas físicas (B2C).

É aqui que entra o rosto, a aproximação com os atuais e potenciais clientes. É estranho e até incômodo para as pessoas falarem e tratarem com um logotipo; elas querem sentir que estão “se relacionando” com pessoas de carne e osso, mente e coração, com conhecimentos e capacidades semelhantes a elas.

E uma boa forma de demonstrar essa aproximação é dando rosto aos profissionais por trás do logotipo, por trás das empresas. Começando com uma linguagem menos formal, padrão e sisuda, adotando um tom de conversa presencial mesmo, evitando o distanciamento (que já é até natural do virtual).

No Twitter e no Facebook, por exemplo, seria ideal se as empresas mostrassem que por trás daquelas frases, compartilhamentos de links, das divulgações das postagens no blog da empresa e tudo mais está uma pessoa, determinada pessoa. Vejo muito isso em perfis de empresas americanas: a foto do responsável por aquele canal e o que ele representa na empresa, ou mesmo cita o perfil (o @) do funcionário responsável na página – ou da equipe que responde por aquele canal.

Demonstrar que uma pessoa está por trás conversando e se relacionando gera mais confiança, segurança e credibilidade para as pessoas, pois estas procuram fazer negócios, comprar, reclamar, trocar, discutir com uma pessoa, e não com um logotipo. É o “João” da Coca-Cola conversando e fazendo negócios com a “Maria” da Microsoft, ou é o “José” do Google ou uma equipe gerida por ele resolvendo uma reclamação do cliente “Antônio”.

O recado é esse: procure aproximar mais sua marca e sua empresa dos seus clientes e prospects promovendo a aproximação, primeiramente, das pessoas, dos seres humanos.

Bons relacionamentos e negócios on e offline para você, para sua empresa! [Dr. Conteúdo]

Continue com a gente por meio do nosso Twitter e da nossa FanPage. ;-)

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • http://www.uerllecosta.com Uerlle Costa

    O sucesso das mídias sociais está exatamente na questão de poder gerar um relacionamento mais genuíno e único. O fato é que não sabendo usar ( com planejamento estratégico ) o que poderia aproximar acaba de certa forma distanciando empresa/marca do cliente. Não basta só informar por twits ou na página fã promoções, lançamentos, assuntos relevantes sobre a empresa/marca. Informar não é comunicar! O processo de comunicação envolve todo um processo pelo qual se tem como objetivo final gerar convivência!

    Um alerta muito bacana!
    Abraço e Sucesso.

    Uerlle Costa

    • http://drconteudo.com.br/ Dr. Conteúdo

      Uerlle,
      Convivência, assiduidade, feeling, se fazer presente e disposto a resolver, empatia (se pôr no lugar do outro); esse é o caminho…
      Abraços,
      @New_Alexandria

Type your search keyword, and press enter to search