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Sua empresa conversa e interage com os clientes de forma robotizada? Quem está por trás das conversações e ações? Mostre, aproxime, dê personalidade. Confira!
Sua empresa conversa e interage com os clientes de forma robotizada? Quem está por trás das conversações e ações? Mostre, aproxime, dê personalidade!
É inegável que a comunicação de massa, a unilateral perdeu bastante espaço na vida das pessoas com o boom das novas mídias, com a comunicação “muitos para muitos”.
Nesse contexto, as mídias sociais podem representar uma potente arma de construção de relacionamentos, de construção de marca. Porém, essas mídias podem representar grande risco à reputação e aos negócios da empresa, também.
Uma maneira de se construir boa reputação digital – e até prevenir crises – é estar assiduamente nas mídias sociais que trazem relevância para o negócio, produzindo e compartilhando informações e também demonstrando expertise de seus profissionais para potenciais clientes empresarias (B2B) e pessoas físicas (B2C).
É aqui que entra o rosto, a aproximação com os atuais e potenciais clientes. É estranho e até incômodo para as pessoas falarem e tratarem com um logotipo; elas querem sentir que estão “se relacionando” com pessoas de carne e osso, mente e coração, com conhecimentos e capacidades semelhantes a elas.
E uma boa forma de demonstrar essa aproximação é dando rosto aos profissionais por trás do logotipo, por trás das empresas. Começando com uma linguagem menos formal, padrão e sisuda, adotando um tom de conversa presencial mesmo, evitando o distanciamento (que já é até natural do virtual).
No Twitter e no Facebook, por exemplo, seria ideal se as empresas mostrassem que por trás daquelas frases, compartilhamentos de links, das divulgações das postagens no blog da empresa e tudo mais está uma pessoa, determinada pessoa. Vejo muito isso em perfis de empresas americanas: a foto do responsável por aquele canal e o que ele representa na empresa, ou mesmo cita o perfil (o @) do funcionário responsável na página – ou da equipe que responde por aquele canal.
Demonstrar que uma pessoa está por trás conversando e se relacionando gera mais confiança, segurança e credibilidade para as pessoas, pois estas procuram fazer negócios, comprar, reclamar, trocar, discutir com uma pessoa, e não com um logotipo. É o “João” da Coca-Cola conversando e fazendo negócios com a “Maria” da Microsoft, ou é o “José” do Google ou uma equipe gerida por ele resolvendo uma reclamação do cliente “Antônio”.
O recado é esse: procure aproximar mais sua marca e sua empresa dos seus clientes e prospects promovendo a aproximação, primeiramente, das pessoas, dos seres humanos.
Bons relacionamentos e negócios on e offline para você, para sua empresa! [Dr. Conteúdo]
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Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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