Agências digitais e produção de conteúdo: nem sempre uma boa combinação

Muitas agências programam e produzem layouts impecavelmente, mas quando o assunto é conteúdo de qualidade, deixam a desejar. Confira um caso.

redator-webwriter

Um amigo meu trabalhou por anos como gerente de conteúdo de uma grande agência de comunicação e hoje trabalha de forma autônoma, como PJ, em home office, com produção de conteúdo digital.

Um de seus clientes é uma agência digital, e, segundo ele, antes de trabalharem juntos, essa agência não conseguia indicações por intermédio de seus clientes, e estes raramente renovavam seus contratos – logo partiam para outras agências.

Ele me disse que a agência faz trabalhos primorosos de design e programação de sites, com interfaces e funcionalidades impecáveis, é uma “agência digital completinha”, mas peca no quesito conteúdo.

Os projetos empacavam por falta de conteúdo, pois os clientes tinham muita dificuldade para produzir, revisar e adaptar textos profissionais para a internet; ou a agência recebia os textos dos clientes e simplesmente publicava-os nos sites construídos; ou os próprios designers, web designers e até a pessoa do atendimento criavam os textos.

Quando conteúdo e design estão em sinergia

Com as soluções em conteúdo desse meu amigo, os projetos começaram a fluir, finalmente. Graças ao trabalho dele, agora a agência oferece conteúdo exclusivo, dinâmico e personalizado, melhorando a comunicação de seus clientes com o mercado.

Depois de uns seis meses trabalhando juntos, recentemente o diretor da agência admitiu a ele que os clientes entrantes estão chegando por meio dos atuais. Isso porque a produção de conteúdo que ele vem prestando está rendendo bons resultados para os clientes da agência, que naturalmente passaram a recomendá-la.

A felicidade desse meu amigo era visível porque a agência começa finalmente a deslanchar e a passar cada vez mais serviços de produção de conteúdo digital, especialmente para blogs e redes sociais.

É claro que existem diversas agências digitais preparadas por aí, com seus núcleos de conteúdo estruturados e capacitados. Mas uma parte considerável – e agora digo por experiência própria – não está preparada para atender à demanda de conteúdo de seus clientes de forma satisfatória, bem-sucedida.

Como disse esse meu amigo, um site sem conteúdo ou com conteúdo pobre é como o Ayrton Senna num Uno Mille, como uma moldura com a tela em branco, como um copo de água com uma gota apenas. Falta a cereja em cima do bolo.

Se sua agência não está preparada para produzir conteúdo ou para suprir a demanda de seus clientes, fale com a gente!

Mantenha contato! Siga @DrConteudo e curta nossa página no Facebook.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
O que é esse tal de Novo SEO?

O que é esse tal de Novo SEO?

Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Provavelmente você já esteja cansado de ver por aí que…

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

A força e o dinamismo da internet têm levado grandes…

  • http://www.6i.com.br/blog adrianofoss

    Incrível, essa realidade é muito mais mais comum do que parece ser. Hoje, conheço inúmeras agências que se estão incluindo Marketing Digital no seu roll de serviços e não sabem fazer mais que um perfil no twitter, no facebook e uma comunidade no Orkut. Depois ainda casam isso com um site todo em flash, pode?!!

  • http://drconteudo.com.br/ Dr. Conteúdo

    É, Adriano, realmente as coisas avançam e, além de estarmos abertos e acompanhando as mudanças, devemos ver as ferramentas apenas como meios, e não como fim. Antes e depois de abrir uma conta em mídia social, há muito a se fazer.

Type your search keyword, and press enter to search