Já fez sua gestão de conteúdo hoje?

O profissional de gestão de conteúdo e comunidades precisa ter senso analítico e crítico, estar em constante atualização e, claro, desenvolver cada vez mais seu lado “gestor”. Veja mais

Gerir conteúdos e comunidades online não é tarefa fácil. O profissional precisa ter senso analítico e crítico, estar em constante atualização e, claro, desenvolver cada vez mais seu lado “gestor”.

Depois de trabalhar durante mais de um ano com produção e gerenciamento de conteúdo, aprendi muito o quanto essa pergunta é essencial para um trabalho benfeito. Ser gestor de conteúdo nada mais é do que estar em constante procura e desenvolvimento de textos que sejam relevantes, atualizados e adaptados para cada tipo de público.

Costumo dizer que gestão de conteúdo e relação entre mãe e filho têm muito em comum. Para fazer um trabalho benfeito, o gestor precisa perceber que todas as contas que ele administra, sejam sites/blogs ou perfis em redes sociais, necessitam de dedicação constante. Assim como a mãe dedica todo o seu tempo em função do filho, o carinho, a atenção e os esforços do profissional da área devem estar voltados para o seu trabalho, visando sempre um excelente resultado, não para si mesmo, mas para o cliente.

Filtro, seleção, relevância

Mas como muitas mulheres não têm o dom de ser mãe, muitas pessoas também não têm o dom de ser gestores de conteúdo. Realmente o trabalho demanda muita pesquisa, dedicação e criatividade, afinal estamos lidando na web com públicos cada dia mais críticos e seletivos. Já pararam para pensar em quantos sites acessamos por dia e quantos deles realmente têm conteúdo relevante? Se nós somos seletivos no que lemos, podemos ter certeza que o público que nos lê também é, tanto quanto ou até mais que nós mesmos.

É muito desagradável ver um site/blog ou perfil em mídia social completamente desatualizado ou com conteúdo pouco ou nada significativo, repleto de erros de ortografia e concordância. Antecipar-se às necessidades do público é sempre muito melhor do que ser cobrado pelo seu chefe, pelo seu cliente ou até mesmo por aqueles que acompanham as atualizações das contas administradas por você.

Atualização e adaptação

O bom gestor de conteúdo deve estar atento a tudo que está acontecendo na atualidade, tanto para produzir quanto para modificar o conteúdo já produzido. Com a velocidade em que as coisas na internet se atualizam, o conteúdo gerado precisa acompanhar todas essas mudanças e se adaptar aos mais diversos gostos. A forma como se escreve hoje pode não ser mais atraente amanhã, e, por isso, nós, gestores de conteúdo, precisamos sempre nos fazer essa pergunta essencial a cada dia.

E você? Já fez sua gestão de conteúdo hoje? Se ainda não fez, aproveite agora mesmo pra fazer. Se você já fez, não custa muito revisar o trabalho e ver se está realmente acabado por hoje. [Dr. Conteúdo]

Autora convidada:

Mayara Alanna é gerente de projetos e qualidade, com experiência em webwriting. Admiradora de social media, WordPress e SEO. No Twitter é @mayaraalanna.

 

 

 

Quer escrever para o blog? Envie um e-mail para new@drconteudo.com.br e aguarde uma resposta.

[spacer style=”thin-star”] Fique atualizado com nossos conteúdos, siga-nos pelo Twitter e Facebook.

Quem escreve:
CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search