Como fazer um projeto ou plano editorial para blog

Como você trabalha as informações, recursos, tempos e outras variáveis para o sucesso do seu blog corporativo ou não? Veja nossas sugestões.

Vamos partir do princípio que “plano” é algo mais macro, e “planejamento” é mais micro. Como você trabalha as informações, recursos, tempos e outras variáveis para o sucesso do seu blog corporativo ou não? Veja nossas sugestões.

A maioria dos blogs que dão certo, tornando-se referência para a blogosfera e para os leitores, possui um plano para nortear as ações. Essa base geralmente é chamada de projeto ou plano editorial, que é o ato de apontar diretrizes (ou regras), selecionar e coordenar temas, datas, recursos e profissionais para os artigos, as matérias e demais conteúdos a serem produzidos e publicados em um espaço de tempo.

Para começar esse guia, deve-se estar atento a três grandes itens primordialmente:

  1. Público-alvo – Entender quem é o público do seu blog é o primeiro passo a ser dado. Saber os hábitos de consumo de informação, características, quais necessidades e quais benefícios se espera é de extrema importância. A partir desses dados é mais fácil traçar um planejamento de sucesso.
  2. Conteúdo – O que será oferecido para esse público? Quais são os formatos? Artigos longos, curtos, imagens, podcasts…? Entendendo o público, é possível saber qual a melhor forma de distribuir esses conteúdos de forma atraente.
  3. Realização – Qual será a equipe que irá participar desse blog? Quais serão os custos? Ter bons produtores de conteúdo é essencial para obter resultados satisfatórios.

Estes três itens são a essência de um bom plano editorial. Partindo destas características, e com vistas a algo mais estratégico e detalhado (tático), é necessário lapidar estas informações da seguinte forma, para chegar ao planejamento editorial:

Defina sua comunidade e a abordagem

Depois de entender seu público-alvo, é necessário criar uma identidade da marca que facilite sua identificação por parte dos usuários. Criar um sentimento de pertencimento ajuda a alinhar uma comunicação envolta da essência da empresa. É necessário entender os valores que serão refletidos no conteúdo, quais os benefícios que os usuários terão destes posts, qual o tom de abordagem e a linguagem que serão utilizados para se comunicar com esse público.

Criação do conteúdo

Definir quais tópicos serão relevantes, e quais os conteúdos que a sua comunidade provavelmente se envolverá, é a peça-chave para esta parte do planejamento. Portanto, defina uma lista de tópicos com base nos valores, crenças e público-alvo da marca, mas principalmente com base nos benefícios que os conteúdos trarão para esse público. Lembre-se que, num blog, o tom deve ser mais próximo de uma conversa, portanto faça perguntas, e utilize conteúdo visual criando emoções, e não apresentando apenas um produto ou serviço.

Para a realização desta etapa, alguns itens importantes são: definir categorias e palavras-chave, identificar parceiros e concorrentes e mapear referências.

Plano de pautas e cronograma de conteúdo

A partir do levantamento de categorias, palavras-chave e demais itens apontados acima, ocorre a definição das pautas que comporão o cronograma de publicação. Com esse calendário é possível cobrir todos os pontos de contato de conversação de um blog, principalmente campanhas e eventos que já estão planejados. É necessário que seja flexível; até por lidar com mídias digitais, as informações são muito dinâmicas, havendo necessidade de fazer atualizações em tempo real, ajustes e dar continuidade em conversas de posts anteriores. Para que a execução dê certo, é importante criar um plano com as atualizações concretas, o que e quando será publicado, passando pela revisão, para não ter erros, falta de concordância e entendimento, o que pode impactar na imagem. Depois, é o processo de agendamento, que muitas ferramentas já possuem, facilitando o dia a dia das pessoas.

Feedback e ajustes

Ouvir e monitorar sua comunidade são fatores que ajudam a entender o que será preciso para os próximos planejamentos. Essa ação é decisiva para compreender os pontos positivos e negativos do seu blog, e quais mudanças serão necessárias nos próximos meses.

Estes são alguns passos para desenvolver um bom plano editorial (e consequente planejamento). E você, como cria e organiza o seu? Compartilhe conosco. [Dr. Conteúdo]

Para mais conteúdos, acompanhe a gente pelo Facebook, Twitter e Feed.

Quem escreve:
CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • http://www.dicasdeviagensbaratas.com.br Dicas de Viagens Baratas

    Muito bom esse artigo! Estou buscando informações para fazer o plano editorial do meu blog. Essas dicas certamente são muito valiosas. Obrigada.

Type your search keyword, and press enter to search