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Como você trabalha as informações, recursos, tempos e outras variáveis para o sucesso do seu blog corporativo ou não? Veja nossas sugestões.
Vamos partir do princípio que “plano” é algo mais macro, e “planejamento” é mais micro. Como você trabalha as informações, recursos, tempos e outras variáveis para o sucesso do seu blog corporativo ou não? Veja nossas sugestões.
A maioria dos blogs que dão certo, tornando-se referência para a blogosfera e para os leitores, possui um plano para nortear as ações. Essa base geralmente é chamada de projeto ou plano editorial, que é o ato de apontar diretrizes (ou regras), selecionar e coordenar temas, datas, recursos e profissionais para os artigos, as matérias e demais conteúdos a serem produzidos e publicados em um espaço de tempo.
Para começar esse guia, deve-se estar atento a três grandes itens primordialmente:
Estes três itens são a essência de um bom plano editorial. Partindo destas características, e com vistas a algo mais estratégico e detalhado (tático), é necessário lapidar estas informações da seguinte forma, para chegar ao planejamento editorial:
Depois de entender seu público-alvo, é necessário criar uma identidade da marca que facilite sua identificação por parte dos usuários. Criar um sentimento de pertencimento ajuda a alinhar uma comunicação envolta da essência da empresa. É necessário entender os valores que serão refletidos no conteúdo, quais os benefícios que os usuários terão destes posts, qual o tom de abordagem e a linguagem que serão utilizados para se comunicar com esse público.
Definir quais tópicos serão relevantes, e quais os conteúdos que a sua comunidade provavelmente se envolverá, é a peça-chave para esta parte do planejamento. Portanto, defina uma lista de tópicos com base nos valores, crenças e público-alvo da marca, mas principalmente com base nos benefícios que os conteúdos trarão para esse público. Lembre-se que, num blog, o tom deve ser mais próximo de uma conversa, portanto faça perguntas, e utilize conteúdo visual criando emoções, e não apresentando apenas um produto ou serviço.
Para a realização desta etapa, alguns itens importantes são: definir categorias e palavras-chave, identificar parceiros e concorrentes e mapear referências.
A partir do levantamento de categorias, palavras-chave e demais itens apontados acima, ocorre a definição das pautas que comporão o cronograma de publicação. Com esse calendário é possível cobrir todos os pontos de contato de conversação de um blog, principalmente campanhas e eventos que já estão planejados. É necessário que seja flexível; até por lidar com mídias digitais, as informações são muito dinâmicas, havendo necessidade de fazer atualizações em tempo real, ajustes e dar continuidade em conversas de posts anteriores. Para que a execução dê certo, é importante criar um plano com as atualizações concretas, o que e quando será publicado, passando pela revisão, para não ter erros, falta de concordância e entendimento, o que pode impactar na imagem. Depois, é o processo de agendamento, que muitas ferramentas já possuem, facilitando o dia a dia das pessoas.
Ouvir e monitorar sua comunidade são fatores que ajudam a entender o que será preciso para os próximos planejamentos. Essa ação é decisiva para compreender os pontos positivos e negativos do seu blog, e quais mudanças serão necessárias nos próximos meses.
Estes são alguns passos para desenvolver um bom plano editorial (e consequente planejamento). E você, como cria e organiza o seu? Compartilhe conosco. [Dr. Conteúdo]
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