Dicas rápidas de Webwriting. Ponha-as em prática!

Dizem que “se conselho fosse bom, ninguém dava; vendia”. Mas como sou atrevido, arrisco dar estes pequenos toques para você! Vamos lá, então?

Dizem que “se conselho fosse bom, ninguém dava; vendia”. Mas como sou atrevido, arrisco dar estes pequenos toques para você! Vamos lá, então:

  • Além de gostar de ler e escrever, una a isso uma bagagem cultural, acadêmica e profissional. Como a inter/multidisciplinaridade faz bem para o Webwriting! Isso ajuda na harmonia entre o business e o humano.
  • Bole o máximo de estratégias para seu conteúdo. Dê o máximo de vazão aos relacionamentos que o webwriting proporciona. Use com louvor o tripé conteúdo + estratégia + relacionamento.
  • Crie expectativas com o seu conteúdo, mas evite que, ao navegar pelo site, o internauta se decepcione com o que está escrito. Não cuide só da aparência, só do design! Não seja um webwriter-manequim (sem conteúdo).
  • Texto é o conteúdo mais usual, importante e versátil – inclusive ajuda muito em SEO –, portanto produza-o com boa frequência e em boa quantidade.
  • Objetividade é o primeiro mandamento do Webwriting. Não encha muita linguiça! Evite tantos rodeios. Se você pode comunicar com uma palavra, pra quê usar duas ou mais?
  • Não seja um webwriter relapso e sem profissionalismo: cheque e certifique-se das informações, depure e revise sem parcimônia, sem pressa (erros de português detonam sua credibilidade).
  • É webwriting para empresas? Então, estude tudo: marca, histórico, segmento, colaboradores, gestores, produtos, públicos, outros materiais de comunicação, e por aí vai.
  • Tenha um plano, uma linha editorial, pautas condizentes. Não escreva sobre fabricação de gelo para esquimó, por exemplo.
  • Leia sempre mais, escreva sempre mais, estude sempre mais! No mínimo, vai te ajudar como pessoa, como ser humano! [Dr. Conteúdo]

Boas práticas! ;-)

Publicado originalmente no Mídia Boom.

Continue acompanhando nossas dicas: siga @DrConteudo e @New_Alexandria.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • http://empreendedorabela.wordpress.com Nadia

    Concordo na parte que fala sobre erros de português e credibilidade, mas descordo no seguinte ponto – isso pode depender do público em questão – acesso vários blogs que o conteúdo é péssimo, erros simples de português não apenas uma vez mas várias vezes, um texto imenso sem embasamento entre outros, e estes blogs tem muitos seguidores. Já outros, em que seus donos se dedicam com relação à conteúdo, pesquisa, vocabulário, gramática e design elaborado, possuem poucos seguidores. Eu queria entender o por quê disso, e estes blogs não são de piadas, são dos mais variados assuntos: viagem, moda, beleza, universitários.

Type your search keyword, and press enter to search