Confira as cinco principais características do texto para o ambiente digital. Escreva textos objetivos, informais (mas sem tanto coloquialismo) e com boa dose de persuasão.

Webwriting não é simplesmente escrever para a internet; é formado de várias técnicas de redação (jornalística e publicitária, principalmente), levando em consideração também as características de leitura de tela, navegabilidade e interações típicas da web.

O webwriter, muito além de produzir conteúdo, é responsável (ou deveria ser) pela pauta, redação e criação, gestão, curadoria e demais processos na relação conteúdo vs receptor.

As cinco principais características do texto digital

1. Objetividade

  • A leitura é diferente da que é feita no papel; o ritmo é cerca de 40% mais lento.
  • Comprovadamente, em textos na internet os leitores “passam os olhos”, para então decidirem ler ou não.
  • O leitor foge de grandes blocos de textos.

Tome nota:

  • Coloque a ideia principal em evidência, logo no início. Use a pirâmide invertida, conforme imagem do início deste post.
  • Vá direto ao assunto.
  • Facilite e torne acessível a informação para o usuário.

2. Concisão

  • Prefira textos breves. Porém, atente para não faltar informações.
  • Para temas complexos e se for alongar muito, utilize links.

O que ensina Jakob Nielsen:

  • Use negrito para frisar palavras ou trechos importantes.
  • Use subtítulos – mas eles devem fazer sentido.
  • Utilize listas com bullets (marcadores sequenciais).
  • Lance uma ideia, um raciocínio por parágrafo.

3. Estilo e Linguagem

Misture bem o texto jornalístico e o publicitário para ser mais eficiente.

  • Tom – Faça textos objetivos e informais (ou semiformais) mas com bons toques de persuasão. Simplicidade em webwriting conta muito. Porém, evite exagerar no tom coloquial
  • Estilo – Narrativa em terceira pessoa. Seja direto, chame para a ação e dispense tantos detalhes e adjetivos. Evite também advérbios desnecessários, gírias e jargões e outros obstáculos de compreensão.
  • Tempos verbais – Prefira utilizar tempos verbais simples – infinitivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo. Evite gerúndios, perguntas e forma negativa, principalmente em títulos e subtítulos.
  • Temporalidade – Evite escrever “mês passado”, “ontem”, “amanhã”, “ano que vem” etc. Em vez disso, escreva dia mês e ano nominais ou apenas numerais – ex: 27 de dezembro de 2004 ou 27/12/2004 (inclusive ajuda em pesquisas e SEO).

4. Visibilidade e Navegabilidade

O texto é parte importante na web, mas outras partes do design devem estar bem alinhadas e formando um todo correto e agradável. Quanto melhor a integração, maior será a visibilidade do conteúdo e a eficiência na navegação.

  • O usuário “escaneia” o texto procurando pontos de informação.
  • O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado.

5. Interatividade

  • Converse com o internauta e dê armas para ele conversar, compartilhar e interagir com os demais usuários.
  • Convide para a participação. Faça enquetes, concursos, fóruns e similares.
  • Utilize botões de mídias sociais e outras formas de compartilhamento.
Bons textos pra você!
Aproveite nosso conteúdo: acompanhe nossas dicas no Twitter e no Facebook.
Comentários
  1. André Crevilaro|11:45, 25. abril, 2011 Responder

    Informação relevante sempre encontro aqui no Dr. Contéudo, mais uma vez obrigado!

  2. Maria Fernanda Lacerda Pereira|13:15, 25. abril, 2011 Responder

    Outra dica é a própria utilização de subtítulos deste post.

    Subtítulos em evidência (fonte maior e negrito) facilitam a compreensão do texto em um rápido passar de olhos.

    abraços

  3. Alexandre Fernandes|11:45, 26. abril, 2011 Responder

    Puxa gostei muito, vou divulgar.

  4. Letycia Queiroz|9:34, 27. abril, 2011 Responder

    Que vontade de encaminhar isso ao meu cliente! rs*

    • Newton Alexandria|11:53, 27. abril, 2011 Responder

      Oi, Letycia! Fique à vontade! Certamente vai servir pra ele. Serve pra todos que se lançam a escrever para a internet. :)
      Um abraço!

Apelido:
E-mail:
Homepage:
Comentário:
 Comente! 

Acompanhe-nos