Imperfeito, o revisor de textos também precisa de revisão. Mesmo? Ué!

Leitor comum, vale a pena ler este texto para evitar erros que prejudiquem seus trabalhos.

IMG_5236

Sim, mesmo o revisor profissional de textos precisa de revisão em seus trabalhos. Já lhe conto por quê.

Costumo dizer que um revisor de textos é um detetive das palavras. Mas o maior conhecimento da língua diante dos demais o deixa, algumas vezes, refém de seu próprio ofício, quando, por exemplo, ao ler um texto qualquer, ele já está revisando-o, e quando se apercebe, já não sabe o contexto e perde completamente o entendimento do que era para ser uma leitura simples e descompromissada. Porém, esse criticismo exacerbado acaba sendo muito mais benéfico, é claro.

Não basta ler e escrever muito; antes de tudo, o revisor precisa ter paixão e grande curiosidade pela linguagem e estudar seus pormenores para evitar a mínima possibilidade de erros, valendo-se de um verdadeiro arsenal de dicionários, gramáticas e toda uma literatura relacionada.

O fato de ser maior conhecedor das regras que envolvem o emprego da língua de forma correta, clara e coerente não impede erros de um revisor – em textos alheios e em seus próprios. Ao contrário do que alguns pensam e apesar de conhecer muitas regras e exceções, ele não é um “dicionário ambulante”.

Depois de muitas releituras e reparos, os olhos do autor ficam “viciados” em seu próprio texto, podendo deixar passar erros até óbvios. Isso significa que, como escritor, mesmo o revisor precisa ser revisado.

Para finalizar, deixo-lhe com este texto que, de maneira até engraçada, descreve as agruras e alegrias desse profissional das palavras.

Quem mexeu no meu texto?!

“Tal como o goleiro no futebol, o revisor, na editora, é aquele que evita o pior (o gol adversário, o erro de digitação, a escorregada gramatical, a incoerência que ninguém percebeu etc.).

No entanto, é também o revisor quem mais sofre com as derrotas de um texto. Ele é o último homem (ou a última mulher) a ler o livro antes da fase de impressão gráfica, quando não há retorno…

Monteiro Lobato dizia que a tarefa do revisor era das mais ingratas. Que o erro ou a falha se escondiam durante o processo de confecção do livro para, depois de tudo pronto, aparecer na primeira página aberta, como um saci danado, pulando, debochando do revisor.

O revisor é um caçador de distrações. Uma de suas maiores alegrias (em que há uma pitada de vaidade) é encontrar deslizes do autor, perceber as gralhas que ninguém viu antes, corrigir detalhes que iam passar despercebidos.

O revisor revisa com amor.

O revisor sai de manhã, caneta em punho, em busca de verbos mal conjugados e vírgulas fugitivas.

O revisor revisa com dor.

O revisor chega em casa, à noite, com o coração cheio de parágrafos amputados e tópicos frasais remendados.

O revisor revisa com ardor.

O revisor enfrenta moinhos de vento que de fato moem o vento de palavras que o vento não leva.

Madrugadas insones, manhãs e tardes quentes, noites chuvosas, o revisor vai pulando as linhas e entrelinhas do texto em busca das ciladas armadas sabe Deus por quem.

O revisor entrega o seu trabalho bem suado e abençoado. Recebe as moedas de prata que são, na verdade, moedas de ouro. Recolhe seus instrumentos de caça, enxuga o rosto, sorri.

Sabendo que o autor poderá reclamar de suas intervenções, que poderá referir-se ao revisor, gritando: quem mexeu no meu texto?!

O mérito da frase perfeita é do autor.

O crime do erro cometido será do revisor.

O revisor, porém, não se considera um injustiçado. O revisor vitimista abandonou a profissão no primeiro dia. O verdadeiro revisor, como o goleiro no futebol, sabe que nasceu para ficar ali, na pior posição de todas, para agarrar centenas de bolas difíceis e, talvez, deixar passar a mais fácil de todas.

Oços do ofíssio.”

(Gabriel Perissé)

Bons textos para você!

Clique em Curtir abaixo e acompanhe-nos no Facebook.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
Vídeo tutorial – Como usar o Word 2010 na revisão de textos

Vídeo tutorial – Como usar o Word 2010 na revisão de textos

Com nosso vídeo tutorial, aprenda a utilizar o recurso de…

Os cem erros mais comuns da língua portuguesa – #SlideShare

Os cem erros mais comuns da língua portuguesa – #SlideShare

Para não cometê-los, é bom conhecê-los. Para ficar mais fácil…

A importância da revisão de textos na comunicação online

A importância da revisão de textos na comunicação online

Veja alguns cuidados com revisão de textos que empresas e…

Type your search keyword, and press enter to search