Forma e conteúdo; produtos e experiências: associe-os sempre

Escolha os canais e esteja presente com consistência neles, mas atente-se, acima de tudo, para a qualidade do conteúdo e de que forma ele será oferecido, para gerar bons resultados.

Ofereça experiências com conteúdo

Do que adianta um profissional ou uma empresa estar disponível nos mais diversos formatos, se não tem conteúdo? O que quero instigar é o pensamento sobre a importância dos dois juntos, indissociáveis um do outro. Vou dar um exemplo:

A loja de utilidades domésticas está em todas as plataformas de mídias sociais, tem blog, site, revista e informativo físicos, enfim, uma gama de materiais de comunicação e marketing. Mas essa empresa não atentou para as oportunidades de conteúdo que cercam o seu negócio, o seu nicho.

Em vez de ficar a todo momento apenas falando de eletrodomésticos e outros produtos em si, por que não pesquisar, pautar e produzir conteúdos sobre qualidade de vida, alimentação, lazer, dicas domésticas, colunas de especialistas relacionados etc., oferecendo de fato valor e estimulando uma maior aproximação cliente-empresa?

Ou, o que adianta a empresa ter pensado em tudo isso, se não tiver um planejamento de pauta, de dias e horários para gerar rotina e fidelidade ao conteúdo, ou se não tem cuidado com a organização, edição e revisão dos textos e das ideias? O que quero dizer é que o conteúdo é importante, sim, e indispensável, mas a forma como se oferece esse conteúdo, a forma que ele é exposto pode converter muito mais consumidores.

O recado de hoje é breve: ao montar um site, um blog e pensar sua presença digital, tente ver nas entrelinhas, não ofereça puramente ofertas e promoções, não fale apenas dos produtos e serviços, fale de experiências, ofereça uma relevância abstrata e intangível, mas conversora, principalmente a médio e longo prazo. Ofereça valor.

Um produto é só um produto. É efêmero, passageiro demais. Um conteúdo consistente gera conhecimento, oferece experiência, e experiências perduram por toda a vida.

Mantenha contato! Siga @DrConteudo e @New_Alexandria.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
Agências digitais e produção de conteúdo: nem sempre uma boa combinação

Agências digitais e produção de conteúdo: nem sempre uma boa combinação

Muitas agências programam e produzem layouts impecavelmente, mas quando o…

Os profissionais offline e o comércio pela internet

Os profissionais offline e o comércio pela internet

Mesmo profissionais que atuam essencialmente offline sentem uma enorme necessidade…

Dr. Conteúdo no ar!

Dr. Conteúdo no ar!

Primeira versão do site Dr. Conteúdo entra no ar -…

  • http://blog.danielpaulino.net Daniel Paulino

    Concordo plenamente com com você Newton, todo conteúdo realmente gera experiência, é só seguir o exemplo da Apple e não trabalhar somente os produtos mas ter a visão do Jobs sobre a experiência do usuário, isso sim gera fidelidade do cliente, conheço várias empresas assim e em algumas delas vejo o total inverso do que o texto tenta repassar e isso é preocupante, eu mesmo estou alterando aos poucos o meu blog pra esse ponto de vista.

    Parabéns pelo artigo parceiro!

  • Ana Paula

    "Um produto é só um produto. É efêmero, passageiro demais. Um conteúdo consistente gera conhecimento, oferece experiência, e experiências perduram por toda a vida."

    Bravo! =)

    Excelente texto!

    • http://flavors.me/newtonalexandria#_ Newton Alexandria

      Obrigado pelas palavras lisonjeiras, Ana!

      Vamos te esperar mais vezes por aqui! Entre e fique à vontade! ;-)

      Um abraço,
      Newton

Type your search keyword, and press enter to search