A importância da revisão de textos na comunicação online

Veja alguns cuidados com revisão de textos que empresas e profissionais devem ter para evitar danos à credibilidade e risco à imagem pela web.

revisao-de-textos-conteudo-online-dr-conteudo

Antes de tudo, quero destacar que, apesar do título, este texto também se direciona, de alguma forma, a outros formatos de escrita e de publicação.

Com indivíduos e organizações produzindo e replicando conteúdos e informações, aumentando sensivelmente a cada dia a comunicação online, é perceptível, na mesma medida, a necessidade de uma redação clara, correta e organizada também para a internet.

Para que isso aconteça, é preciso que principalmente quem escreve se preocupe com o leitor, se preocupe em se fazer entender, pois, muitas vezes, o que para o autor parece claro, para o leitor pode não parecer; por isso, deve-se respeitar as regras gramaticais, de concordância, de organização das ideias, dentre muitas outras – e atenção a erros da própria digitação.

Parece óbvio, mas, seja por ansiedade de publicar, por puro desleixo ou mesmo pelo fato de o autor ter tido uma educação escolar defasada e não contar com ajuda de um profissional revisor, vemos web afora um sem número de sites, blogs, peças de marketing e propaganda, etc. com erros de redação em geral, que vão de aceitáveis a crassos. Erros que afetam, em primeiro lugar, a compreensão do leitor, que até pelo formato digital, se torna mais fugaz, urgente e quer a informação de bandeja, compreensível, inteligível.

Praticamente dez entre dez pessoas apresentam erros de português, desde ortografia até regência verbal. E essa constatação não é de quem está acima de qualquer erro e é perfeito; é uma constatação de quem processa textos variados e trabalha com a complexidade da nossa língua diariamente.

Todos erramos; faz parte da natureza humana. Mas a maioria dos erros, principalmente na internet, ocorre porque, bem ou mal, as pessoas estão mais preocupadas em passar ou repassar a informação e menos preocupadas com a qualidade dela, sem se deter, mesmo sem a ajuda de um revisor profissional, na leitura e na releitura atenta do texto.

Devemos ficar atentos ao fato de que o leitor é transitório e veloz e terá essas características potencializadas diante de erros e de uma comunicação com falhas, rejeitando-a, de repente ou gradativamente. Na internet, a leitura é breve e ligeira, mas a escrita deve ser apurada, criteriosa.

Riscos à imagem e à credibilidade em jogo

Quando partimos para uma abordagem de sites e blogs institucionais, corporativos e profissionais, devemos estar mais atentos ainda, pois a credibilidade dos profissionais, dos produtos, das marcas e das organizações, ainda que não ao pé da letra, é afetada pelo conteúdo de má qualidade, que, mesmo não sendo algo tangível, também é consumível e reflete a imagem de quem o oferece.

Uma questão que por não ter, muitas vezes, a atenção necessária, nem se chega à conclusão de que tenha causado o afastamento do leitor ou do consumidor. Digo por experiência própria, pois, não raro, visito sites e blogs com layouts impecáveis, mas que pecam no quesito preocupação com os textos e com o leitor/consumidor, e até inconscientemente e sem avisar, acabo não voltando àquela página.

Tenho visto casos de erros em marketing e publicidade nos quais a atuação de um revisor poderia evitar o constrangimento, os prejuízos financeiros e os de imagem. Apenas um exemplo: um e-mail marketing de um grande varejista com o preço de promoção maior que o preço normal, ou com erros de grafia no texto.

Obviamente, algo não acadêmico que ajuda a melhorar a escrita é ler, ler e ler. Bula de remédio? Não. Saúde!

Como leitor ou autor, deixe-nos sua opinião!

Em tempo: Conheça nossas soluções em revisão de textos diversos.

Mantenha contato! Siga @DrConteudo e @New_Alexandria e clique em “Curtir” para nos acompanhar também pelo Facebook.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
Vídeo tutorial – Como usar o Word 2010 na revisão de textos

Vídeo tutorial – Como usar o Word 2010 na revisão de textos

Com nosso vídeo tutorial, aprenda a utilizar o recurso de…

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

A força e o dinamismo da internet têm levado grandes…

Imperfeito, o revisor de textos também precisa de revisão. Mesmo? Ué!

Imperfeito, o revisor de textos também precisa de revisão. Mesmo? Ué!

Leitor comum, vale a pena ler este texto para evitar…

  • Pingback: Os cem erros mais comuns da língua portuguesa – #SlideShare | Dr. Conteúdo | Construindo valor e credibilidade()

  • http://www.facebook.com/people/Alex-Camillo/688687376 Alex Camillo

    A importância da revisão do texto é indiscutível. Eu sempre gostei muito de escrever, até pensei em fazer jornalismo. Eu morei 8 anos nos E.U.A, completei o ginásio e segundo grau (Jr. e High School), por lá, portanto, perdi muita coisa e tenho/tento correr atrás do que perdi. Pelo menos hoje achei o seu blog com ótimas dicas.

    • http://flavors.me/newtonalexandria#_ Newton Alexandria

      Bacana, Alex! Obrigado por prestigiar e aprender conosco!

      Conheci por estes dias um caso similar ao teu, de um amigo do meu amigo que morou durante muito tempo no Canadá e agora voltou para o Brasil e está tendo que reaprender o português. Tomara que tanto você quanto ele voltem a ter bastante desembaraço nessa tarefa. :)

      Um abraço, e te esperamos mais vezes por aqui!

  • Pingback: Como não se comunicar – erros e vícios a evitar : Comunicação e Tendências()

  • http://www.arevisaodetexto.com.br Axel Guedes

    Parabéns pelo seu texto, Newton! Bem escrito e cheio de argumentações bastante persuasivas. Também considero a escrita uma boa "fotografia" da pessoa ou instituição a representa.

Type your search keyword, and press enter to search